segunda-feira, 29 de junho de 2015

LATERALIDADE

A dinâmica funcional da lateralidade não está ligada apenas à educação, ela está ligada também a fatores cerebrais de domínio. Por outro lado deve se dizer que o hemisfério maior (ou seja, o lado do cérebro que melhor se desenvolve) vai ajudar a desenvolver o conceito de lateralidade da criança, assim como outro ato cognitivo e motor. Quando o individuo tem o domínio pelo hemisfério esquerdo, temos, então, um indivíduo destro e quando o domínio é pelo hemisfério direito temos o individuo canhoto.
Para que a criança tenha um bom desenvolvimento de sua lateralidade ela deve movimentar antes as partes do corpo, isso porque a falta de ordem na lateralidade leva a criança à falta de maturidade motora tonicidade alterada, menor ou por excesso e falta de coordenação psicomotora.

Cabe ressaltar aqui que a criança percebe seu corpo no espaço para depois estabelecer outras relações. É importante, portanto que a criança tenha a lateralidade bem definida para melhor se estruturar no espaço.

ROBÔ

Uma criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pela professora, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, esse vira para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar o alto da cabeça, o robô abaixa, e assim por diante. Algum tempo depois, invertem-se os papéis, sendo que o guia vira robô, e o robô vira guia. Depois disso, a brincadeira é feita com deslocamentos. As duplas combinam os sinais de movimentação. Por exemplo, um toque na parte de trás da cabeça é sinal para o robô ir adiante; um toque nos ombros é sinal para que ele pare. 

JOGO DOS CARTÕES

        O professor iniciará a brincadeira passando a bola para o aluno sentado ao seu lado no círculo. Esta deverá ser passada de mão em mão no círculo, sendo que os alunos deverão ficar atentos aos cartões que serão mostrados pelo professor.
        Os cartões terão códigos já previamente combinados:
- amarelo: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la para o colega da direita;
- vermelho: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la para o colega da esquerda;
- azul: o aluno de posse da bola deverá arremessá-la à um colega posicionado a sua frente.
Quem errar deverá permanecer agachado e não receberá mais a bola, até restarem três alunos no círculo. 

LOCALIZANDO O  EU

      Aos pares, os alunos se alternam para fazer o mapa do próprio corpo. O um aluno deita-se sobre a folha de papel, enquanto outro aluno risca o contorno do corpo do colega. Depois, os papéis se invertem. Na segunda etapa, cada aluno nomeia as partes do próprio corpo, escrevendo ou colando etiquetas.

OUTRAS ATIVIDADES

  • Colocar 3 objetos coloridos na mesa: azul, vermelho e verde; trocá-los da esquerda para a direta.
  • Descrever um círculo no ar com o braço direito, repetir com o esquerdo.
  • Automatização (direita/esquerda): 1 batida de tambor, pé direito; apito pé esquerdo. Executar ordem: levanta pé esquerdo, feche mão direita (criatividade do professor).
  • Dissociação (direita/esquerda): bater a bola com a mão direita dizendo: direita, direita...
  • Balançar o braço direita depois o esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário