segunda-feira, 29 de junho de 2015

PERCEPÇÃO TEMPORAL

O desenvolvimento das orientações temporais na criança é algo muito importante, porque é através dessa noção que na alfabetização a criança conseguira ter um bom domínio do papel e da escrita. A noção de tempo não deve, no entanto, ser separada da noção do espaço porque unindo as noções em espaço-temporal pode-se perceber também o desenvolvimento motor da criança e assim ser possível que a mesma se programe em suas atividades o que pode lhe permitira ter uma mais perspectiva do futuro.
Para a criança existem dois tipos de tempo, um é tempo subjetivo que é aquele em que se vive determinadas impressões: medo, dor, prazer etc. O outro é o tempo objetivo esse é mais importante e deve ser tratado com maior seriedade, é o tempo do relógio, das horas. A partir do tempo objetivo deve-se regrar a vida da criança ligando tempo ou espaço lhe permitindo uma assimilação.

Cada indivíduo possui um ritmo próprio, e esse ritmo está presente em três áreas distintas: no ritmo motor, ritmo auditivo e ritmo visual.

ELEFANTINHO COLORIDO


     Marcar no espaço do jogo duas extremidades ou dois círculos grandes, onde todas crianças se posicionaram. Escolhe-se um para começar, que ficará no centro e diz:
- Elefantinho colorido!
Todas as crianças respondem:
- Que cor?
        A criança dirá uma cor.
      Quem tiver aquela cor na roupa, poderá trocar de lado tranquilamente, pois estará livre. Quem não tiver, deverá assar para o outro lado rapidamente, evitando ser pego, pois quem for pego se tornará o ajudante do pegador. Repete-se a brincadeira até que todos sejam pego, vence quem ficar por ultimo.


BATATA QUENTE

As crianças ficam sentadas em circulo, uma delas fica e de costas para os colegas, dizendo a frase: “batata quente, quente, quente, quente, quente... queimou!”. Enquanto isto, os que estão no círculo, passa a bola de mão em mão, quando ouvirem a palavra “Queimou” quem estiver com a bola sairá da brincadeira.

ESTÁTUA

As crianças escolhem um colega que será o “Senhor das Estatuas”, este começa a brincadeira, mandando os colegas andarem a vontade pelo espaço e quando ele disser: “1,2,3 Estatua”, todos se paralisam numa determinada posição imitando uma estátua. Deverão ao se mexer e o senhor vai tentar fazer careta e brincadeiras para ver quem se mexe primeiras. Não vale cócegas. O ultimo a se mexer vai para o lugar do “Senhor das Estatuas”.


Um comentário:

  1. Gostaria de saber se essas atividades estão em algum livro, pois se tiver fica mais fácil de colocar nas referências depois.

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