O desenvolvimento das
orientações temporais na criança é algo muito importante, porque é através
dessa noção que na alfabetização a criança conseguira ter um bom domínio do
papel e da escrita. A noção de tempo não deve, no entanto, ser separada da
noção do espaço porque unindo as noções em espaço-temporal pode-se perceber
também o desenvolvimento motor da criança e assim ser possível que a mesma se
programe em suas atividades o que pode lhe permitira ter uma mais perspectiva
do futuro.
Para a criança existem
dois tipos de tempo, um é tempo subjetivo que é aquele em que se vive determinadas
impressões: medo, dor, prazer etc. O outro é o tempo objetivo esse é mais
importante e deve ser tratado com maior seriedade, é o tempo do relógio, das
horas. A partir do tempo objetivo deve-se regrar a vida da criança ligando
tempo ou espaço lhe permitindo uma assimilação.
Cada indivíduo possui um
ritmo próprio, e esse ritmo está presente em três áreas distintas: no ritmo
motor, ritmo auditivo e ritmo visual.
ELEFANTINHO COLORIDO
Marcar no
espaço do jogo duas extremidades ou dois círculos grandes, onde todas crianças
se posicionaram. Escolhe-se um para começar, que ficará no centro e diz:
-
Elefantinho colorido!
- Que cor?
A criança
dirá uma cor.
Quem tiver
aquela cor na roupa, poderá trocar de lado tranquilamente, pois estará livre.
Quem não tiver, deverá assar para o outro lado rapidamente, evitando ser pego,
pois quem for pego se tornará o ajudante do pegador. Repete-se a brincadeira
até que todos sejam pego, vence quem ficar por ultimo.
BATATA QUENTE
As crianças ficam sentadas em circulo, uma delas fica e de costas para os colegas, dizendo a frase: “batata quente, quente, quente, quente, quente... queimou!”. Enquanto isto, os que estão no círculo, passa a bola de mão em mão, quando ouvirem a palavra “Queimou” quem estiver com a bola sairá da brincadeira.
ESTÁTUA

Gostaria de saber se essas atividades estão em algum livro, pois se tiver fica mais fácil de colocar nas referências depois.
ResponderExcluir